quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Realmente D-I-F-Í-C-I-L

Difícil? É, talvez. Tanta coisa pode receber este adjetivo, por que não nós mesmos sermos classificados como tal? Ao invés de ver isso como algo insólito, vejo com naturalidade. O que não vejo como natural é um olhar sarcástico carregado de juízo de valor que por si só já diz o suficiente. Pior ainda é quando esse olhar parte de alguém especial. Outra coisa que não vejo como natural é um comentário aparentemente inocente, mas que traz consigo um desdém descomunal. Coisas assim costumam ser imperceptíveis num primeiro momento. Entretanto, sob olhar atento, é possível perceber a real dimensão daquilo que é dito, ou até mesmo daquilo que não é dito. Isso é verdade, acreditem. Um olhar acurado não proporciona somente boas fotos. Ele nos permite muito mais do que isso. Através dele, é possível enxergar pela janela da alma e, então, a visão que se tem pode não ser muito agradável. Portanto, se algo parece incompreensível à primeira vista, atribua-lhe significados próprios. Busque atalhos, trilhas ou até mesmo estradas no interior das narrativas ao invés de ironizar pelos cantos um trabalho que para alguém em algum lugar possa ter um valor maior. E, se ainda assim essa estratégia não funcionar, partamos para um diálogo franco e aberto, sem metáforas ou omissões. Essa sim pode ser uma maneira de tornar a vida um pouco mais fácil, já que o adjetivo DIFÍCIL costuma causar um pouco de incômodo àqueles que tanto o ironizam.

3 comentários:

Unknown disse...

DIFÍCIL - apenas mais um símbolo que nossa mente consegue processar. bem legal seu blog.
brç.

Andressa Moreira disse...

É difícil também quando as pessoas atribuem proporções gigantescas a fatos ou até mesmo olhares que não merecem tanto. Se alguém constrói alguma coisa ela deve ser a primeira pessoa a se orgulhar disso. As críticas ou comentários muitas vezes servem de dicas para que melhoremos ainda mais. Não podemos nunca, em hipótese alguma, acharmos que somos perfeitos. Sentir-se magoado por uma crítica que fazem ao nosso trabalho é uma forma de demonstrar que não acreditamos tanto assim nele. E isso não pode acontecer. Você deve ter confiança o suficiente para saber que o trabalho que você desempenha é do caralho. E isso basta. Se este texto foi pra mim, está aí o que penso, sem metáforas, como vc pediu. Se não foi, que pelo menos o que eu disse sirva de reflexão. Abraços!

Ana Clara disse...

Oi Gusta!
Compartilho da opinião acima!
Até pq o seu texto, cheio de metáforas, fez a carapuça servir!
Infelizmente nem todo mundo consegue desvincular a palavra difícil da palavra ruim... uma das coisas que prova o contrário (ver a palavra dífícil com algo próximo de bom), é aceitar críticas... críticas devem ser aceitas no mínimo com bom humor, elas ajudam a melhorar e nos faz refletir... se vc for fechar a cara para todas as críticas que vc recebe e para as pessoas que as fazem, vc estará perdendo a chance de melhorar seu trabalho ou até mesmo de uma coisa mais simples: refletir!
Saiba, seus textos não são ruins, muito menos de baixa qualidade. Por isso merecem uma crítica!
Já ouviu falar que conhecer é mais difícil e doloroso do que REconhecer?
Eu não reconheço os seus textos, mas quero conhecê-los!

Um beijo com gosto guarnição!